(051) 3395-4235

POLISSONOGRAFIA

O paciente dorme no seu horário normal utilizando eletrodos para a detecção de variáveis como fluxo e movimentos respiratórios, ondas cerebrais, movimentos dos olhos, da face e dos membros, oxigenação do sangue, entre outras.


Por que fazer?

As doenças do sono têm efeito direto sobre como nos sentimos durante o dia até sobre a manutenção da nossa saúde. O sono anormal ocasiona sonolência, mal-estar e doenças diversas como diabete, hipertensão e suas consequências como infarto e derrame cerebral.

Riscos

O exame não oferece nenhum risco ao paciente.

Preparação

Recomenda-se que o paciente tenha uma noite nos padrões habituais, usando a medicação e ingerindo a alimentação de costume. Deve apenas evitar o uso de cremes na pele, pois pode interferir com o correto funcionamento dos sensores.

Depois do exame e resultados

Após ser realizada a análise criteriosa de todas as variáveis obtidas ao longo das horas de sono, ou da ausência deste, o médico especialista redige o laudo com conclusões baseadas em critérios específicos e internacionalmente estabelecidos em Medicina do Sono.

O dia do exame

O Exame é preparado por enfermeira com formação e experiência em neurofisiologia e polissonografia. Após levar o equipamento até o domicílio do paciente, ela o prepara, orienta e inicia a execução do exame. Pela manhã, o equipamento é recolhido pela profissional no local. Todo o processo se dá de forma simples, prática e segura. Além do exame domiciliar, o paciente pode optar pela realização do exame na clínica. Neste caso, todo o preparo, realização do exame e finalização ocorre com a presença constante de pessoal técnico.